sábado, 30 de maio de 2009

Pão de laranja e passas

PÃO DE LARANJA E PASSAS

Ingredientes:

1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento
1xícara de uvas passas brancas
1 ovo
1 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de margarina

Misture o açúcar, a farinha, o fermento e as passas. Em uma vasilha à parte, misture bem o ovo, o suco de laranja e o óleo e acrescente os ingredientes secos, mexendo com uma colher. Forre uma fôrma com papel manteiga e unte o papel com margarina. Coloque a massa na fôrma. Leve ao forno médio por cerca de 1 hora. deixe esfriar por 10 minutos e desenforme.

Pingos dourados de aipim

PINGOS DOURADOS DE AIPIM

Ingredientes:

1/2kg de aipim em pedaços, sem casca
4 colheres de sopa de manteiga
1 tablete de caldo de legumes
2 gemas levemente batidas
1 ovo levemente batido para pincelar
manteiga para untar

Cozinhe o aipim em água e sal até ficar macio, sem desmanchar. Escorra, coloque os pedaços em uma panela e leve ao fogo médio, deixando por cerca de 3 minutos para secar o excesso de água. Retire, passe pelo espremedor e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga, acrescente o tablete de legumes esfarelado e misture até dissolver. Junte o aipim, acrescente as gemas e misture bem. Cubra e deixe na geladeira por 1 hora. Coloque em uma saco de confeitar e modele sobre uma assadeira forrada com papel manteiga untado. Asse em forno médio por 15 minutos. Pincele com o ovo batido e retorne ao forno por mais 15 minutos.


DICA DA MI:

Se formar um purê muito mole, acrescente 2 colheres de sopa de maizena à mistura, durante o preparo.

AIPIM = MANDIOCA

terça-feira, 26 de maio de 2009

Panquecas de Iogurte

PANQUECAS DE IOGURTE

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento
2 ovos batidos com o garfo
1 pote de iogurte natural
2 colheres de sopa de margarina derretida
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de margarina para pincelar
8 colheres de sopa de geléia de morango

Misture todos os ingredientes, exceto a geléia. pincele com a margarina uma frigideira pequena e leve ao fogo. Quando estiver bem aquecida, coloque 2 colheres de sopa da massa, sem espalhar ou girar a frigideira. Cozinhe por cerca de 1 minuto, vire com uma espátula e doure do outro lado. Repita o procedimento com a massa restante. Sirva quente ou morna, acompanhada de 1/2 colher de sopa de geléia.

DICA DA MI:

pode ser servida com outro sabor de geléia ou mel......

Farofa Brasileira

FAROFA BRASILEIRA

Ingredientes:

4 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picada
2 1/2 xícaras de farofa pronta temperada
1 colher de sopa de tempero verde
2 bananas coratdas em rodelas

Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Junte a farofa aos poucos, mexendo bem. Acrescente o tempero verde, as bananas e misture delicadamente. Retire do fogo e sirva como acompanhamento de carnes, frangos ou feijoada.

DICA DA MI:

Se preferir pode acrescentar azeitonas picadas....

sábado, 23 de maio de 2009

Salgadinho de Cebola

SALGADINHO DE CEBOLA

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara de manteiga
1 envelope de sopa de cebola

Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa. Leve a geladeira por 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada, corte no formato desejado e coloque numa fôrma untada. Asse em forno médio por + ou - 30 minutos.

Biscoito Amanteigado

BISCOITO AMANTEIGADO

Ingredientes:

5 copos de farinha de trigo
4 ovos
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar

Misture todos os ingredientes. Abra com um rolo e corte com forminhas. Asse até dourar, numa fôrma untada.

Pão Rápido


PÃO RÁPIDO
Ingredientes:
2 copos de leite
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar
1 colher de café de sal
2 ovos
1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
1/2kg de farinha de trigo
Bata no liquidificador o leite, o óleo, o açucar, o sal e os ovos. Despeje numa tigela e acrescente a farinha e o fermento. Mexa bem. Despeje a mistura numa fôrma untada. Deixe descansar por 30 minutos. Leve ao forno até dourar.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mousse de Morango

MOUSSE DE MORANGO

Ingredientes:

1 caixa de gelatina sabor morango
1 xícara de água para diluir a gelatina
300g de morangos
1 lata de creme de leite sem soro
6 colheres de sopa de açúcar
4 claras

Diluir a gelatina na água, levar ao fogo mexendo sempre até ferver. Deixar a gelatina esfriar. Bater as claras em neve e adicionar o açúcar aos poucos. Liquidificar o creme de leite, os morangos e a gelatina. Misturar suavemente com o merengue. Levar para a geladeira de um dia para o outro e servir.

Rocambole de Carne

ROCAMBOLE DE CARNE

Ingredientes:

1kg de guisado (carne moída)
1 colher de sopa de tempero pronto
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo
100g de queijo ralado
100g de bacon
Maionese e queijo ralado para colocar por cima

Misturar todos os ingredientes, menos o bacon, colocar em cima de uma folha de papel alumínio espalhar bem e formar um retângulo. Salpicar o bacon por cima e com a ajuda do papel alumínio enrolar como um rocambole. Colocar num refratário ainda enrolado no papel alumínio e aí tirar o papel e cobrir com maionese. Salpicar com queijo ralado e levar ao forno médio por 35 minutos.

Pão de Ló

PÃO DE LÓ

Ingredientes:

4 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
9 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater as claras em neve bem firmes, colocar o açúcar e bater bem. Adicionar as gemas uma a uma e bater por mais 5 minutos. Tirar da batedeira e colocar a farinha de trigo e o fermento. Misturar e colocar numa fôrma untada. Levar ao forno por 30 minutos.

DICA DA MI:

Depois de assado despeje por cima uma lata de leite condensado e um pacote de coco ralado e coloque na geladeira........hhuuummmmm

Nêga Maluca

NÊGA MALUCA

Ingredientes:

4 ovos
420g de açúcar
250ml de óleo
1/2 litro de água
400g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
200g de chocolate em pó
25g de margarina

Liquidificar todos os ingredientes, colocar numa fôrma untada e assar em forno médio por 30 minutos. Colocar cobertura de sua preferência.

Galinha Prática

GALINHA PRÁTICA

Ingredientes:

1 kg de peito de frango em cubos
1 colher de sopa de tempero pronto
300g de molho pronto
1 lata de creme de leite
1 lata de leite
1 lata de milho com a água
1 colher de sopa de maizena diluída em 1/2 xícara de leite
Sal a gosto

Numa panela colocar o molho pronto, adicionar o creme de leite, o leite e engrossar com a maizena. Colocar o milho, o frango temperado, o sal e mexer por 6 minutos. Servir com arroz branco.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Merengue cozido

MERENGUE COZIDO

Ingredientes:

10 claras
30 colheres de sopa de açúcar

Numa panela misturar muito bem as claras com o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre até que comece a espumar, neste momento colocar direto do fogo para a batedeira e bater até que fique em ponto de merengue.

Pudim de Laranja

PUDIM DE LARANJA

Ingredientes:

6 ovos
4 gemas
200ml de suco de laranja
500g de açúcar
20g de manteiga
casca de uma laranja

Liquidificar todos os ingredientes, colocar numa fôrma untada e levar ao forno médio por 1 hora.

Pão de Liquidificador


PÃO DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes:

4 ovos

2 copos de leite

1 1/2 colher de sopa de fermento biológico instântaneo

1 colher de sopa de sal

1 colher de sopa de açúcar

1 1/2 copo de óleo

Farinha de trigo o suficiente para dar ponto à massa.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha. Coloque numa tigela e acrescente a farinha aos poucos até soltar das mãos. Deixe crescer até dobrar de volume. Asse os pães em forno quente.

sábado, 9 de maio de 2009

FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!!

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos.As crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedir licença à vida. Mas não crescem todos os dias de igual maneira. Crescem de repente.
Um dia, sentam-se perto de você e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde é que andou crescendo aquele danadinho que você não percebeu?
A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça!
Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: mochilas nos ombros... Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar. E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não repitam...
Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos. Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do balé, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, pôsteres, agendas coloridas e discos ensurdecedores.
Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto. No princípio, subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscina e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela...
Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados. Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes".
O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco.
Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam. Aprendemos a ser filhos depois que somos pais. Só aprendemos a ser pais depois que somos avós...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Salada Quente

SALADA QUENTE

Ingredientes:

250g de couve-flor
250g de brócolis
2 pimentões (amarelo e verde)
500g de tomates
200g de queijo ralado
Sal, óregano e azeite de oliva

Lavar e cortar os legumes e colocar todos crus num refratário, temperar. Colocar o queijo por cima e regar com bastante azeite. Levar ao forno pré-aquecido por 25 minutos.

DICA DA MI

Pode ser levado ao microondas por 10 minutos......

Lazanha de tomate

LAZANHA DE TOMATE

Ingredientes:

1 receita de molho branco http://cozinhamaravilhosadami.blogspot.com/2009/04/molho-branco.html
1kg de tomates em rodelas
200g de quieijo mussarela
200g de salamito ou presunto em tirinhas
Óregano

Num refratário, colocar um pouco de molho branco, rodelas de tomate, salamito, queijo e óregano. Repetir estas camadas terminando com queijo ralado. Levar ao forno pré-aquecido por 20 minutos.

Ambrosia

AMBROSIA

Ingredientes:

5 ovos
2 xícaras de açúcar
2 1/2 xícaras de leite
1/4 xícara de suco de limão
cravo e canela em pau

Bata os ovos numa tigela até ficarem espumantes e reserve. Numa panela, junte o açúcar, o leite e o suco de limão. Misture tudo e deixe ferver em fogo alto. Reduza para fogo médio até o leite subir mais uma vez. Acrescente os ovos batidos, abaixe o fogo e cozinhe sem mexer até que os ovos subam à superfície. Acrescente o cravo, a canela e deixe cozinhar até reduzir o leite e ficarem umas bolinhas.......deixe esfriar e sirva.

sábado, 2 de maio de 2009

Pão de fôrma


PÃO DE FÔRMA
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1kg de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento biológico instantâneo
2 xícaras de leite morno
4 ovos
1 pitada de sal
2 xícaras de água
Bata os ingredientes no liquidificador, menos a farinha. Em uma vasilha coloque a farinha e faça uma depressão no centro. Aos poucos, despeje a mistura do liquidificador, mexendo com uma colher, sem sovar. Divida a massa em 3 fôrmas médias, untadas. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Leve ao forno médio até dourar.

Pão Bolinha


PÃO BOLINHA

Ingredientes:

1/2 colher de chá de óleo

2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

3 ovos

1/2 litro de leite

Farinha de trigo, o suficiente para dar ponto à massa

Bata no liquidificador o óleo, o fermento, o açúcar, os ovos, o sal e o leite. Despeje a mistura numa vasilha e acrescente a farinha até dar ponto de enrolar, deixe descansar por 1 hora, enrole e deixe descansar novamente. Asse em forno quente por 35 minutos.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bolachainhas Americanas - Nhá Benta


BOLACHINHAS AMERICANAS - NHÁ BENTA

Ingredientes:

1 lata de leite em pó

A mesma medida de açúcar

1 vidro de leite de coco (200g)

1 barra de 500g de chocolate meio amargo

Misture todos os ingredientes, menos o chocolate, formando uma massa e moldando. Derreta o chocolate em banho-maria. Mergulhe as bolachinhas no chocolate e deixe esfriar numa travessa untada.

Biscoito de coco


BISCOITO DE COCO

Ingredientes:

200g de margarina

200g de coco ralado

4 colheres de sopa de açúcar

2 ovos

4 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Amasse tudo. Abra com um rolo e corte os biscoitos com cortadores. Asse em forno médio por 10 minutos.

Biscoitos


BISCOITOS
Ingredientes:
2 xícaras de maizena
1 xícara de açúcar
1 ovo
3/4 xícara de margarina
gotas de baunilha
Misture a maizena, o açúcar e o ovo. Acrescente a margarina. Junte a baunilha e amasse bem. Deixe descansar por 15 minutos. Forme bolinhas ou modele com bico de confeitar e coloque numa assadeira untada. Asse por uns 6 minutos em forno médio.
DICA DA MI
Substitua as gotas de baunilha por raspas de limão ou laranja.....

Bolo de Guaraná


BOLO DE GUARANÁ

Ingredientes:

3 ovos (claras e gemas separadas)

1 xícara de açúcar

1 xícara de guaraná

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

Na batedeira, bata as claras em neve. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre. Adicione o açúcar, o guaraná, a farinha e o fermento e misture bem. Coloque numa fôrma untada. Leve ao forno médio por 30 minutos. Retire do forno, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.